Aroma de café pode aumentar suas habilidades analíticas
Se você ama a fragrância do café, há grandes chances de um melhor desempenho nas tarefas analíticas, descobriu um novo estudo. Segundo os pesquisadores, cheirar um cheiro de café - que não contém cafeína - tem um efeito semelhante ao de beber café, sugerindo um efeito placebo do aroma do café. As descobertas também sugerem que o cheiro de café sozinho pode ajudar as pessoas a ter um melhor desempenho na parte analítica do Teste de Aptidão de Gerenciamento de Pós-Graduação (GMAT) - um teste adaptativo de computador exigido por muitas escolas de negócios.
"Não é só que o cheiro de café ajudou as pessoas a se saírem melhor em tarefas analíticas, o que já era interessante", disse a coautora Adriana Madzharov, do Stevens Institute of Technology, nos Estados Unidos. "Mas eles também pensaram que fariam melhor, e nós demonstramos que essa expectativa era pelo menos em parte responsável pelo melhor desempenho deles", acrescentou Madzharov.
Para o estudo, publicado no Journal of Environmental Psychology, a equipe de pesquisa administrou um teste de álgebra GMAT de 10 perguntas em um laboratório de informática para cerca de 100 estudantes de graduação em administração. Os participantes foram divididos em dois grupos. Um grupo fez o teste na presença de um cheiro de café, enquanto um grupo de controle fez o mesmo teste - mas em um quarto sem perfume.
Os pesquisadores descobriram que o grupo na sala de café cheirava significativamente mais alto no teste. A equipe também projetou uma pesquisa de acompanhamento - conduzida entre mais de 200 novos participantes - questionando-os sobre crenças sobre vários aromas e seus efeitos percebidos no desempenho humano.
Os participantes acreditavam que se sentiriam mais alertas e enérgicos na presença de um cheiro de café, contra um aroma floral ou nenhum cheiro; e que a exposição ao aroma do café aumentaria seu desempenho nas tarefas mentais. Os resultados sugerem que as expectativas sobre o desempenho podem ser explicadas pelas crenças de que o aroma do café, por si só, torna as pessoas mais alertas e enérgicas.