Polifenóis, amplamente presentes no café, ajudam no equilíbrio celular
Muito comum no cotidiano da maioria dos brasileiros, o tradicional copinho de café pode ser um grande aliado para a saúde humana. O destaque da bebida não se restringe apenas à cafeína, mas também pela concentração de polifenóis, os antioxidantes que podem auxiliar no equilíbrio celular.
De acordo com o levantamento realizado pelo portal da saúde da Revista Abril, o alimento pode auxiliar na aceleração do metabolismo e na queima de calorias. A cafeína é uma das poucas substâncias naturais que pode fazer a queima de calorias com mais rapidez.
“Outros estudam mostram que ela pode aumentar especificamente a queima de gordura por meio da ativação do sistema nervoso simpático e oxidação lipídica. A substância aumenta os níveis de adrenalina no sangue, e este hormônio quebra as células de gordura, liberando-as no sangue como ácidos graxos livres que atuam como combustível e, portanto, melhoram a performance nas atividades físicas”, afirmou o endocrinologista Filippo Pedrinola.
Outros pontos também podem ser destacados no consumo de café, como a longevidade. O consumo diário auxilia nas doenças circulatórias e digestivas, possibilitando consequentemente uma maior expectativa de vida. O alimento também diminui os riscos de depressão, fortalece a memória, o coração, e pode até diminuir o diabetes.
A substância ainda pode ajudar contra doenças neurológicas, como o mal de Parkinson e o Alzheimer. Além de dar mais atenção às pessoas, principalmente as que estão dirigindo.