Cafeicultores colombianos escolheram seus representantes
Hoje e amanhã a Comissão de Cafeicultores de Antioquia vai anunciar os resultados das eleições realizadas no fim de semana em 94 municípios produtores de grãos do país, onde os membros dos órgãos sindicais (comités departamentais e municipais) foram eleitos para o período 2018-2022.
No final do dia, que foi cumprida no domingo, oito horas - quatro horas, o diretor do Comitê, Alvaro Jaramillo, destacou a participação de agricultores, que a pé, de mula, cavalo, moto e em outros meios de transporte chegaram até as 391 mesas instaladas nas rubricas municipais, corregimientos e calçadas para bancar.
Embora o sindicato tenha indicado que amanhã fará o exame final do processo, os nomes de seis dos doze membros do Comitê de Cafeicultores de Antioquia podem ser antecipados.
Para obter o número circunscrição 2, que compreende as cidades de Anza, Betulia, Caicedo, Concordia, Salgar e Urrao, foram eleitos Ivan Arango (Repetir) e Maria Elena Garcés, que integrou uma única chapa.
Além disso, Jaime Eduardo Vargas e Luis Guillermo Londoño, só os candidatos registrados para o círculo eleitoral 5, que corresponde a 20 municípios no sul do Vale do Aburrá eo Antiochian Sudoeste, foram reeleitos para os próximos quatro anos no Comité Departamental.
A única placa circunscrição 6, composta por 29 cidades de café Norte e Nordeste de Antioquia, e integrada por Darío Bernardo e Dario Saldarriaga Jesus Serna, também foram reeleitos e será até o ano de 2022 como membros desta instância união
Para os outros três distritos (1, 3 e 4) foram inscritos em duas folhas cada, por isso será necessário esperar pelos resultados oficiais para lançar o escrutínio sobre o que a formação do Comitê.
Além disso, as eleições serviram para renovar os membros de 74 comitês municipais de cafeteria, um processo para o qual 231 listas foram registradas com 2.772 candidatos. Um caso marcante no dia foi o município de Andes, no sudoeste, onde 132 candidatos foram registrados em onze listas.
A conjuntura do café
eleições cafeteiras, que foram acompanhados pela Missão de Observação Eleitoral (MOE), foram realizadas em 17 departamentos e 570 municípios em que nas últimas semanas tem manifestado preocupação com o declínio que registram os preços dos grãos.
Em agosto, o valor médio da carga de 125 quilos de café na Colômbia foi pago a 705,065 pesos, menos de 717,839 pesos realizada em julho. Hoje, o preço é de 708.000 pesos.
Nos mercados internacionais, a libra de grãos foi cotada no mês passado em média em US $ 1,30, o menor nível em 55 meses (4,5 anos). Na sexta-feira, a Bolsa de Valores de Nova York foi negociada a um preço de US $ 1,02.