Cafeicultores colombianos protestam contra a União Europeia
Os trabalhadores do setor cafeeiro na Colômbia pretendem exigir preços justos, para que isso lhes permita continuar com o trabalho do café no país.
Os produtores de café na Colômbia se reuniram nesta segunda-feira às 10h00 (hora local) em frente à embaixada da União Europeia (UE) no país, localizado na capital, Bogotá, para protestar contra a queda dos preços do café no mercado mundial.
Nesse sentido, os agricultores entregarão uma carta ao representante da embaixada da UE, como estratégia para conscientizar o público sobre a queda dos preços de exportação do setor cafeeiro de saída da Colômbia.
O líder da Dignidade Café Colombiano, Oscar Gutierrez Reyes, disse que o sit-in começou um dia de protestos após a reunião que irá realizar a Organização Internacional do Café, que será dia 17 de Setembro e decorrerá até 20 deste mês .
Da mesma forma, os produtores de café do país reclamam que o valor atual da libra (meio quilo) de café não permite a sustentabilidade das despesas e do investimento na produção.
"Queremos reiterar a mensagem de que os preços dos grãos baixos, o que é gerado no cafeicultores da Colômbia e do mundo, é a fome e a miséria, bem como a pobreza, o trabalho infantil e falta total de famílias de café", disse ele Gutiérrez.