Concurso Qualidade de Café de Poços de Caldas tem recorde de participantes
O 11º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas terá recorde de participantes em 2018. Inscreveram-se para esta edição 55 produtores, que já tiveram colhidas todas as amostras pela comissão julgadora. As provas sensoriais regionais serão realizadas nos dias 29 e 30 de setembro em cada área rural.
Este ano, houve inovação no concurso e serão realizadas provas sensoriais nas próprias comunidades do Córrego D'antas, Souza Lima, Aparecida e Boa Vista. Os melhores produtos por região irão participar do evento final, em 13 de outubro, às 14h30, no Palace Casino, quando serão conhecidos os vencedores. Depois haverá premiação e leilão por lote e região.
O concurso é realizado anualmente pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais local, CaféPoços, Sebrae, IFSuldeminas (campus Machado), Cafés Vulcânicos e Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.
O vice-prefeito Flávio Faria, também titular da pasta da SMDET, diz que as mudanças, que tiveram como fator principal a descentralização, se mostraram positivas e colaboraram para a maior adesão do produtor. De acordo com ele, a iniciativa busca aproximar mais os cafeicultores, também valorizar o trabalhador rural e agregar maior valor à produção.
Vanessa Barzagli, coordenadora da Divisão de Fomento Agropecuário da SMDET, avalia que as etapas por região permitem maior aproximação com o produtor rural e sua família. Segundo ela, o novo formato do concurso incentivou a participação, tanto que o número de agricultores é o maior dentre todas as edições realizadas. As inscrições se encerraram no último dia 14.
Participam do concurso produtores do município, com café tipo Arábica, nas seguintes categorias: Café Natural, Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Cada cafeicultor teve direito a inscrever apenas um lote por modalidade das respectivas categorias.
Programa
Provas sensoriais regionais
29/09
09h30: Assodantas (Córrego D'antas)
14h30: E.M. Dona Lúcia Sacoman Junqueira (Aparecida)
30/09
09h30: E.M. Carmélia da Castro (Souza Lima)
14h30: E.M. Raphael Sanches (Boa Vista)
13/10 - Encerramento
14h: Prova sensorial regional final, leilão e premiação