Usar adoçantes no café pode fazer mal ao intestino
Um estudo publicado na última semana aponta que os adoçantes mais comuns disponíveis no mercado podem alterar a atuação de bactérias presentes no intestino humano, prejudicando o processo de digestão. A pesquisa foi uma colaboração entre as universidades Ben-Gurion, em Israel, e Nanyang Technological University, no Singapura.
“Minha recomendação é não usar adoçantes artificiais”, afirma Ariel Kushmaro, professor de Biotecnologia Microbial na Universidade Ben-Gurion e coordenador do estudo, publicado no periódico Molecules.
Sua conclusão acrescenta mais uma evidência à tese de que os adoçantes, apesar de provavelmente não causarem câncer, devem ser consumido com cautela.
Bactérias naturais intoxicadas
Para realizar o estudo, Kushmaro e sua equipe expuseram várias vezes um tipo especial da bactéria E. coli à presença de adoçantes comuns, como aspartame, sucralose e sacarina. Os pesquisadores concluíram que os açúcares artificiais têm um efeito tóxico e estressante sobre as bactérias, dificultando seu crescimento e reprodução.
Algumas doses de café e soda adoçadas artificialmente seriam o suficiente para dificultar o processamento de açúcares e carboidratos pelo organismo, aponta a pesquisa.
“Não estamos dizendo que [o adoçante] é tóxico para seres humanos”, observa Kushmaro. “Estamos dizendo que pode ser tóxico para as bactérias do intestino, o que, portanto, nos influenciaria”.