Produtores participam de curso para classificar os grãos do café em Cacoal
Cafeicultores de sete municípios de Rondônia estão participando de um curso de classificação física do café, em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho. A preparação começou nesta quarta (5) e segue até a quinta (6). A iniciativa faz parte do projeto ‘Cafeicultura de Rondônia’, que orienta os produtores sobre várias técnicas ligadas ao cultivo do grão.
O projeto é desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Governo de Rondônia.
De acordo com a ministrante do curso, Ayanna Patrícia Alves, durante a etapa atual, que é realizada na sede do Sebrae no município, os participantes estão aprendendo as técnicas de seleção do grão.
“O pessoal está aprendendo a fazer a classificação física do café, com a separação dos defeitos e a classificar esses defeitos por tipo e porcentagem de cálculo. Também estão aprendendo a classificar os grãos bons, de acordo com os padrões nacional e internacional de seleção”, explica.
O objetivo da capacitação é aumentar a qualidade do grão e consequentemente elevar o valor do produto na hora da comercialização.
“Quando se separa os grãos bons dos ruins, o sabor do produto melhora muito, pois os grãos com defeitos trazem características ruins para o café, como gosto de remédio, terra e outros aromas desagradáveis. Com essas técnicas, além da melhoria da qualidade existem os ganhos financeiros, que acompanham o produto”, revela.