Mais de 85% da população norte-americana consome cafeína regularmente, e o café é a principal bebida ingerida com a substância. E esta também é a razão pela qual 40% dos cidadãos americanos não dormem o suficiente. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café, atrás apenas da população dos Estados Unidos, os brasileiros consumiram 1,7 milhão de toneladas do produto em 2017.
Um traço cultural em grande parte do Ocidente é tomar sua xícara de café nas primeiras horas da manhã, logo após acordar. Porém, de acordo com nutricionistas, se você quiser se sentir acordado e em alerta para realizar melhor suas tarefas durante a tarde, talvez não deva consumir cafeína tão cedo assim.
Ingerir café logo que acorda pode fazer com que você se sinta nervoso e agitado logo em seguida, mas bastante cansado algumas horas depois.
O que acontece no organismo
Quando despertamos, nosso organismo está produzindo elevadas doses de cortisol, o hormônio do estresse responsável por nos deixar ansiosos.
Se consumimos cafeína nesse período, os níveis de cortisol se tornam ainda mais altos, sendo até perigosos para pessoas naturalmente ansiosas. Mais tarde, quando tanto a cafeína quando o cortisol têm sua presença no sangue diminuídas, tendemos a sentir mais cansaço que o esperado.
A maneira mais fácil de se sentir disposto pela manhã é ter boas horas de sono na noite anterior. Além disso, você pode tomar seu café algumas horas depois do que faz normalmente.