Café quente contém mais antioxidantes do que café frio
O café quente tem níveis mais altos de antioxidantes do que o café frio, que se acredita ser responsável por alguns benefícios para a saúde, diz um novo estudo.
O estudo explorou que o café quente tem alguns benefícios de saúde mensuráveis, incluindo menor risco de alguns tipos de câncer, diabetes e depressão.
Para o estudo, pesquisadores da Universidade Thomas Jefferson, nos EUA, mostraram que o café quente tinha mais ácidos tituláveis totais - qualquer ácido que pudesse perder prótons em uma reação ácido-base - que pode ser responsável pelos altos níveis de antioxidantes da xícara quente.
“O café tem muitos antioxidantes. Se você beber com moderação, a pesquisa mostra que pode ser muito bom para você. Descobrimos que a bebida quente tem mais capacidade antioxidante ”, disse Megan Fuller, professora assistente do colégio.
Os resultados publicados na revista "Scientific Reports" também descobriram que os níveis de pH - indicador de acidez - do café quente e frio foram semelhantes, variando de 4,85 a 5,13 para todas as amostras de café testadas.
No entanto, as empresas de café e os blogs de estilo de vida tendem a considerar o café frio como sendo menos ácido do que o café quente e, portanto, menos propenso a causar azia ou problemas gastrointestinais.
"E considerando cervejas quentes e frias têm níveis de pH comparáveis, os bebedores de café não devem considerar a cerveja gelada uma 'bala de prata' para evitar desconforto gastrointestinal", disse Niny Rao, professor associado da universidade.