Pesquisa associa suplementação de zinco com café e outras bebidas
Pesquisadores de vários países descobriram que consumir vinho, café, chá e chocolate pode ter efeitos positivos na expectativa de vida se ingeridos adicionando um suplementou de zinco, seguindo informou o portal científico Eurek Alert.
A pesquisadora Ivana Ivanovi-Burmazovi, da Universidade de Erlangen Nuremberg, na Alemanha, foi a encarregada de dirigir o estudo e, juntamente com sua equipe, concluiu que esse elemento é capaz de ativar nas mencionadas bebidas uma molécula orgânica que pode proteger o corpo humano do estresse oxidativo.
Concretamente, foi descoberto que o zinco ativa os grupos de hidroquinona, componente presente nos polifonóis, ou seja, as substâncias vegetais responsáveis pelo aroma e pelo sabor. Essa reação gera, de forma natural, uma proteção contra o superóxido, efeito associado ao envelhecimento e enfermidades como o câncer e as denominadas doenças neurodegenerativas. De fato, a hidroquinona apenas conta com essa propriedade protetora.
"Seguramente, o vinho, o café, o chá e o chocolate conter o zinco como um ingrediente adicional é algo para o futuro. No entanto, uma quantidade demasiada de álcool eliminaria os efeitos positivos dessa mistura", complemento a pesquisadora responsável.