Café produzido em sítio Cravado é eleito o melhor do ano
Um sítio de 47 hectares (20 deles ficam no Espírito Santo e o restante do outro lado da divisa, em Minas Gerais) produziu o melhor café arábica de 2018 no Brasil. “É trabalho, dedicação. Quando a gente faz o que gosta, com carinho, é recompensado”, disse Afonso de Lacerda, representante da família responsável pelo produto.
O café Forquilha do Rio foi o vencedor do prêmio Coffee of The Year anunciado nesta sexta-feira (9) na Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte. Mais de 400 amostras participaram da competição.
Um pacote com 250 gramas é encontrado por R$ 28, já um café simples pode ser encontrado por R$ 5 no supermercado. A colheita do Forquilha do Rio é manual e o aroma lembra uma mistura de doce de leite, com rapadura e ameixa.
“É um trabalho de família. Já é a quarta geração que trabalha com café. Eu estava confiante que a gente iria levar o prêmio. Assim como levamos em 2016”, falou o bicampeão Afonso.
O sítio da família dele fica bem na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo, aos pés da Serra do Caparaó, onde está o Pico da Bandeira. O local é ideal para a produção cafeeira por causa do clima e do solo.
O sítio produz, em média, 550 sacas de café por ano. Setenta por cento dos cafés especiais do sítio são exportados principalmente para a Europa, Japão e Estados Unidos.