Por Sergio Gómez O café é praticamente usado em todo o mundo. Raro é o país onde você não consegue encontrar um lugar para tomar uma xícara no café da manhã, depois do almoço ou no lanche. Não em vão, em todo o mundo, há vários países e cidades em que há uma longa tradição do café. Não estamos nos referindo aos principais produtores, mas àqueles em que se destaca a preparação de bebidas com esse vegetal. Locais em que os amantes deste grão podem desfrutar de todo o seu sabor.
No Alimente, explicamos abaixo os países e cidades onde estão preparados alguns dos melhores cafés do mundo. Perfeito para quem gosta de turismo gastronômico e quer saber onde desfrutar de uma boa xícara quente.
Itália
O país europeu é um dos mais conhecidos por sua tradição do café, prova disso é que é a nação onde a máquina de café expresso foi inventada no início do século XIX. Com ele popularizou-se o café de mesmo nome, que é o mais típico e o que forma a base com a qual baristas especialistas criam todo tipo de elaborações. Assim, o café é uma instituição na Itália e é muito comum encontrar um grande número de estabelecimentos que servem o café expresso mais clássico. E não faltam bebidas deste país mediterrâneo, como o machiatto ou o cappuccino. Um lugar onde qualquer amante de café pode desfrutar sem problemas.
Colômbia
Se há um lugar bem conhecido por seu café, é a Colômbia, um dos principais produtores desse grão. Tradicionalmente, isso tem se dedicado à exportação, com quase 13 milhões de sacas destinadas a países estrangeiros a cada ano, segundo dados oficiais. Mas isso não significa que também há muito café consumido lá, onde há uma grande variedade de grãos cultivados em diferentes condições que oferecem resultados diferentes ao prepará-los. Por exemplo, eles têm denominações de origem como Nariño ou Cauca. Por todas estas razões, na Colômbia é possível desfrutar de uma xícara de café local e apreciar seu sabor em uma terra onde eles sabem preparar perfeitamente o que eles mesmos produzem.
Vietnã
O Vietnã é um dos maiores produtores do grão, especificamente a variedade robusta, e ainda tem um desenho muito famoso que se espalhou por todo os cantos de café do globo: o cà Phê Dja SUA, que, essencialmente, seria um café com leite e gelo. Ele usa um filtro de metal tradicional muito característico. Uma das maneiras mais comuns de preparar esta receita é misturar o café com leite condensado e depois deitar tudo sobre um copo com gelo. Um clássico que pode ser apreciado neste país do Sudeste Asiático com os grãos cultivados ali mesmo.
Austrália
Neste país oceânico, o café faz parte da cultura e é comum encontrar um grande número de cafés e ofertas de emprego para baristas. Tomar um copo com desenhos na espuma do leite não é apenas uma coisa dos moradores mais descolados, mas está espalhada por todo o lugar. Na verdade, Melbourne é uma das cidades mais famosas do mundo por causa disso. Na Austrália, eles até criaram uma elaboração indígena: branco achatado, uma espécie de cappuccino com maior proporção de café.
Esta tradição encontra suas origens na imigração da Europa em meados do século XX, após a Segunda Guerra Mundial, quando a população italiana estava muito presente. Tanto que hoje representa o sexto grupo étnico no país. A comunidade vietnamita também é muito grande na Austrália, então você pode encontrar muitos restaurantes especializados em sua culinária, onde você pode tomar seu café mais típico.
Etiópia
O café, de onde vem esse grão, é nativo da Etiópia, de acordo com uma antiga lenda que define este país africano como o berço do café. Verdade ou não, ainda é um dos principais produtores do mundo e a tradição de consumi-lo está profundamente enraizada. Um exemplo disso é a famosa cerimônia que é realizada para prepará-lo. Considerado praticamente como um rito ancestral, leva tempo para torrar o feijão, infundir e servir a bebida resultante. Um costume que qualquer amante de café irá apreciar.