Relatório associa consumo de café com menor risco de diabetes
Um relatório do Instituto para Informação Científica sobre o Café (ISIC) sugeriu que beber de três a quatro xícaras de café por dia está associado a um risco aproximadamente 25% menor de desenvolver diabetes tipo 2 (DM2).
O relatório, intitulado Café e diabetes tipo 2: uma revisão das pesquisas mais recentes, reúne dados de 30 estudos prospectivos com um total de 1.185.210 participantes sobre a relação entre o consumo de café e o DT2.
O professor associado Mattias Carlström, do Karolinska Institutet, na Suécia, apresentou o relatório em um simpósio satélite da ISIC no Encontro Anual de 2018 da Associação Européia para o Estudo do Diabetes (EASD) em Berlim, Alemanha.
No simpósio, o professor Kjeld Hermansen, do Hospital da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, disse que a pesquisa sugere que vários fatores podem contribuir para a associação inversa entre o consumo de café e o DM2. Estes incluem efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e termogénicos, bem como a modulação da diversidade do microbioma.
A apresentação de Hermansen também se baseou em sua própria pesquisa sobre compostos de café, como ácido cafeico e cafestol.