México: Geada afetou 80% das lavouras de café em Misantla, diz o prefeito
A geada que caiu na quarta-feira 14 de novembro (2018) afetou 80 por cento das culturas de café na região de Misantla, informou o prefeito, Othón Hernández Candanedo FOTO: FRANCISCO DE LUNA
A geada que caiu na quarta-feira, 14 de novembro (2018), afetou 80% das lavouras de café na região de Misantla, disse o prefeito, Othón Hernández Candanedo.
A Frente Fria, número 10, cobria grande parte da região nas saias do Cofre de Perote desde as primeiras horas da última quarta-feira.
A produção aromática foi afetada por baixas temperaturas e danificou as culturas na área de montanha que é a mais afetada pela geada.
«As famílias perderam o cultivo do café, a principal renda da área, tanto o produto já maduro quanto o café verde já é uma perda total e por isso a declaração de desastre natural foi solicitada».
Desde a última sexta-feira, o prefeito Othón Hernández Candanedo, junto com o conselho, preparou um passeio pelas montanhas e apoiou as famílias afetadas com produtos básicos.
Da mesma forma, estamos trabalhando para encontrar uma alternativa ao campo de Misantla e uma das opções são as plantas de limão.
"Nos próximos dias, 60 mil pés de limão serão entregues aos produtores da região, para que tenham uma opção alternativa ao café."
Ele disse que o número total de pessoas afetadas ainda não está disponível, pois as autoridades competentes continuam a preparar o estudo para descobrir a quantidade de café que as perdas representam.
O prefeito explicou que todos os documentos já foram entregues para que os procedimentos possam ser expedidos para declarar a área do desastre natural.