Nunca peça café ou chá durante o voo, recomenda estudo americano
Vira e mexe aparece um depoimento ou outro de comissários de bordo que avisam que não é uma boa ideia pedir bebidas quentes durante um voo. Agora, um estudo conduzido pelo NYC Food Policy Center, da Hunter College, confirmou que realmente não é seguro pedir nosso confortante café em um avião. O motivo? O tanque de água (utilizado tanto nas bebidas quentes, quanto na pia do banheiro) não é limpo como deveria.
Em entrevista ao New York Post, o professor de nutrição e diretor executivo do Food Policy Center, Charles Platkin, afirmou que, quando os aviões pousam nos aeroportos, os tanques que armazenam a água não são esvaziados e higienizados como deveriam ser, porque não há tempo. Em vez disso, o tanque de água só é preenchido com o restante a cada uso. "O que quer que esteja no fundo, permanece lá", acrescentou.
Cerca de onze companhias aéreas dos Estados Unidos foram consultadas sobre o valor nutricional de seus lanches servidos a bordo e questionadas sobre a higienização dos tanques de água. O teste também verificou se há contaminação da água servida a bordo.
"Eles mal limpam os aviões, na minha opinião", disse Charles. "Tenho certeza de que a água não é uma prioridade para elas."
"É, provavelmente, melhor evitar beber água da torneira do avião, o que significa também ficar longe do café e do chá", conclui o estudo.
O estudo foi apoiado pela Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental), que recentemente descobriu que um em cada 8 aviões dos Estados Unidos não atendem os padrões de segurança para o uso da água. Em testes, amostras da água de 12% dos aviões comerciais apresentaram vestígios de coliformes fecais.
Isso significa que a água com que você lava as mãos em um banheiro de avião e a água quente de seu chá ou café podem conter algum tipo de bactéria fecal.
A Associação que representa parte das companhias aéreas americanas informou que elas trabalham em colaboração com a Environmental Protection Agency para garantir que a água seja segura. "Seguimos rigorosos requisitos de amostragem e gerenciamento", disse em comunicado.