Pesquisadores dizem que o café pode combater 2 doenças cerebrais devastadoras
Os últimos anos trouxeram muitas boas notícias para quem considera o café um vício. Os cientistas descobriram que vários compostos no café podem ajudar a combater uma série de doenças, incluindo Alzheimer, e agora um novo estudo está colocando ainda mais peso na noção de que o café é muito bom para você.
O trabalho, que foi publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, sugere que não só o café combate a doença de Parkinson, mas também outra doença cerebral incurável chamada demência do corpo de Lewy. Conduzido por cientistas da Rutgers, o estudo aponta para os efeitos combinados da cafeína e de um ácido graxo presente no café, chamado EHT, como potencialmente importantes para o combate a doenças.
Ao estudar os efeitos do EHT e da cafeína, os pesquisadores observaram que a combinação impede que as proteínas se acumulem no cérebro de camundongos. É esse acúmulo de proteína que normalmente está ligado à demência do corpo de Parkinson e do corpo de Lewy.
No entanto, a administração de cafeína ou EHT por si só não teve o mesmo efeito, sugerindo um efeito sinérgico entre os dois. Quando ambos estão presentes, eles mostram o potencial para retardar ou possivelmente até parar completamente a progressão das doenças.
O café contém centenas de compostos diferentes e isso é apenas uma peça para um quebra-cabeça muito maior. Muitas descobertas recentes deram aos bebedores de café uma razão para comemorar, mas M. Maral Mouradian, um professor da Rutgers que liderou esta recente rodada de pesquisas, diz que mais pesquisas são necessárias antes de sabermos quanto café é bom para você e onde desenhe a linha.