Inscrições para o concurso que vai eleger o melhor café de RO até amanhã Produtores rurais de Rondônia têm até nesta sexta-feira (14) para se inscrever no 2º ConCafé, concurso que avalia a qualidade do café produzido no estado. Em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, 19 produtores já estão na disputa, sendo que dois deles são indígenas. Neste ano, a iniciativa premiará os três primeiros colocados com R$ 20 mil no total, e R$ 5 mil para o campeão em sustentabilidade.
Segundo o extensionista da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Cacoal, Wesley Gama, os produtores do município fizeram investimentos no café para concorrerem com os grãos de todo o estado.
“Existem produtores de Cacoal que estão bem-dispostos a provar que produzem seus cafés especiais, com qualidade. Isso faz com que Cacoal se desponte mais uma vez para a final do concurso”, contou Wesley.
Um novidade dessa edição do ConCafé foi a inscrição de dois indígenas, que receberam orientação do órgão para melhorar a qualidade do café produzido dentro da aldeia.
“Os indígenas também produzem café, estão aumentando sua área plantada, por isso também participarão do concurso. Nossa intenção com o concurso é fazer com que o produtor mostre o potencial de suas propriedades e de seus cafés, para levar para o mundo o café de Rondônia”, disse.
O extensionista alerta que os produtores têm até nesta sexta-feira (14) para fazer as inscrições nos escritórios locais da Emater. No ato do procedimento é necessário que o produtor entregue três quilos dos grãos do café que seguirão para análise. A final do ConCafé será realizada em setembro, em Cacoal. Para mais informações, os interessados poderão acessar o regulamento do concurso.