Quênia: Condenado de Meru busca acordo direto de venda de café para Illycaffe
O condado de Meru no Quênia está cortejando um comprador de café italiano, que busca exportações diretas para sua produção anual de mais de mil toneladas, em um movimento que deve impulsionar os ganhos dos agricultores.
A União Cooperativa de Cafeicultores do Município de Meru (MCCMCU) produziu 1.600 toneladas de café no ano passado, ganhando Sh800 milhões, que foram vendidos na Bolsa de Café de Nairobi, disse o diretor Dancan Kiambiar. Em média, os agricultores ganharam Sh45 por quilo, embora o agricultor mais bem pago tenha voltado para casa com Sh75 a quilo, disse ele.
Os produtores provavelmente ganharão mais se um acordo de venda direta com a Illycaffe SPA, sediada na Itália, passar. Stefano Scanferla, o comprador sênior de café da loja, esteve em Meru na segunda-feira, onde experimentou várias notas no moleiro.
"Ao vender nosso café diretamente para a torrefadora, eliminaremos o intermediário, esperamos que nossos grãos busquem dobrar o valor que recebemos da troca de café", disse Kiambia.
Ele disse que a safra principal deste ano, colhida entre abril e outubro, deve ser vendida para a Illycaffe, com os agricultores devem ganhar um boom em dezembro. Maingi Mugambi, o executivo responsável pelo Turismo, Comércio e Cooperativas, disse que o governo do condado também fornecerá insumos agrícolas para melhorar os graus de café.
“Estamos comprometidos em apoiar o aumento dos ganhos do cafeicultor e este é um marco importante. As indicações são de que a demanda da Illycaffe é mais do que a produção da nossa fábrica e nossa principal tarefa é buscar formas de aumentar a produção.