Dicas para cafeicultores colombianos para uma boa colheita
Considerando que, em algumas áreas da Colômbia a colheita das principais culturas começa e em outros, o cruzamento da estratégia da Divisão Técnica da Federação Nacional de Cafeicultores da estratégia da Colômbia "Mais agronomia, mais produtividade" Recomendamos ser Preparado para minimizar os possíveis riscos que podem afetar o trabalho de coleta, benefício e marketing, e é por isso que recomendamos que você leve em consideração as seguintes dicas:
Na colheita: Para evitar os grãos picados e que os defeitos são gerados no copo como a adstringência, só devemos coletar frutos maduros. Não deixe frutas sem coletar para evitar problemas de broca. Além disso, lembre-se de que o cultivo de café é feito de grãos a grãos, mas o que perdemos é dinheiro que não estamos recebendo.
Coletores: O coletor é uma pessoa extremamente importante neste processo, treiná-los, dar um negócio muito bom, se for o caso, um bom sono e excelente comida, é de grande valor porque Cenicafé fez um estudo onde foi encontrado que os coletores a parte de um bom pagamento, eles procuram um lugar onde tenham uma boa alimentação e ótimas condições de moradia.
Equipamentos e maquinas
Despulpadora: Conhecida como o cadastro da empresa de café, porque passa absolutamente todos os frutos de café que temos trabalhado durante todas as etapas da safra. Não aparecer pode se tornar nosso pior inimigo. Sempre antes de iniciar a colheita e impertinente, fazemos a manutenção preventiva, se necessário substituir peças que devem ser substituídos, execute a graxa quando necessário, ser camisa estado de alerta, pechero.
Tremonha: Em excelentes condições de limpeza, isso não apresenta danos onde possam ser frutos. Lembre-se que para o manuseio da broca, o Cenicafé recomenda colocar uma touca plástica impregnada com cola para prender as brocas e evitar que elas voltem aos lotes.
Tanques: Seja para realizar fermentação natural ou benefício ecológico de subprodutos, as condições de limpeza devem ser perfeitas. Verifique muito bem que não há vazamentos de grãos e sempre use água limpa para qualquer processo. Se você realizar uma fermentação natural, recomendamos usar o Fermaestro para saber o ponto exato da sua lavagem de café.
Secagem: Natural ou mecânica, para ambos os casos, evitar qualquer risco de contaminação, reumidificar, controlar a umidade final do café que deve estar entre 10% a 12%.
Cocos recolectores y estopas: Tenha o suficiente antes de iniciar a colheita. Embora isso pareça óbvio, digo isso porque tenho visto problemas no momento da coleta porque não tenho o suficiente e a dificuldade de obtê-los em plena colheita quando é mais necessário.
Manipulando Subprodutos
Uso racional da água: Implementamos as tecnologias recomendadas pelo Cenicafé de acordo com o tipo de café que temos. É claro que, por qualquer motivo, podemos contaminar nossas fontes de água e usar apenas a água necessária.
Processador de celulose: essa é uma das práticas que gera mais poluição se não for manuseada corretamente.
Tenha em mente que tudo o que fazemos em nosso sistema de produção de café é atingir o ponto de colheita e lucro, atividades que definem em grande parte a qualidade do café que eu vou vender e que isso pode afetar positivamente ou negativo nossa renda econômica. O convite para todos os cafeicultores do país é se preparar para a colheita e minimizar os riscos que possam surgir, porque essa também é uma forma de obter maior produtividade e melhor rentabilidade do nosso negócio de café.