Não é sair da bolsa de NY, mas procurar um preço melhor para o café( vídeo )
Em meio à polêmica, o mundo do café se reunirá no Quênia neste fim de semana na reunião da Organização Internacional do Café, onde Colômbia levantou novamente esta opção.
"É como quando um produtor vende seus bananas da praça do mercado e se encaixa, por exemplo, a US $ 1.000 por quilo oferecido pelo corretor para vendê-lo. Mas se todos concordam e perto da banda que deveriam pagá-los em US $ 1.500, é possível obter um preço melhor ".
Este exemplo de delegado Comitê Nacional de Caldas, Eugenio Velez Uribe, é uma forma de explicar a proposta levantada com a venda de café com um valor diferente hoje é comercializado no mercado mundial, causando desconforto ministro das Finanças Alberto Carrasquilla, considerando complicado separado do New York Stock Exchange.
O debate começou desde o mês passado depois que o gerente da Federação de Cafeicultores, Roberto Velez Vallejo, levantou ignorar esses preços de referência no mercado de ações como um mecanismo que resulta em um preço melhor condição.
Mal-entendido
Ambos Velez Vallejo como eles insistiram em que há um mal-entendido, uma vez que não é sobre a remoção de saco de cafés, como existem muitos produtores, exportadores e especuladores que se concentram em tal negociação e buscar liquidez através da compra e venda de contratos de café.
"Ninguém vai sair do nada, o que dissemos é que em vez de tomar o valor de US $ 0,96 por libra hoje (ontem), defina o valor de varejo de US $ 1,45 e ponto que incluem o custo de produção mais uma rentabilidade ", disse o gerente.
"Queremos dizer ao cliente: não importa que saco de valor, porque meu café é tão bom, porque é de melhor qualidade, teve um diferencial acima de outras origens e a realidade do mercado de ações não reflete cafés nossa ", acrescentou Vélez Uribe.
No projeto
Os produtores também reconheceu que esta é uma proposta que ainda está em fase de projeto, e requer uma frente comum de vários produtores do mundo.
"Não é justo que, enquanto o café ainda está em ruínas, as multinacionais continuam a acumular ganhos. Então você tem que tentar mudar paradigmas, pode parecer utópico."
Com relação à distância do Ministério da Fazenda, Velez Uribe disse: "A coisa surpreendente é que no seio do Comité Nacional de Cafeicultores o Governo apoiou a opção de olhar para diferentes maneiras de vender café e agora atravessar esta proposta é positiva "
Vélez Vallejo disse: "Eu me sinto muito dizer, mas acho que nem os ministros entenderam".
Gustavo Gómez Montero, diretor da Associação dos Exportadores de Café (ASOEXPORT) considerou como um passo importante foi tomado com os cafés especiais são leiloados diretamente com os clientes internacionais, mas disse que é complexo para o café em geral. "Seria difícil encontrar clientes diretos dispostos a pagar por esse café".
Os produtores mundiais de café no Quênia vai se reunir neste fim de semana na reunião da Organização Internacional do Café, onde Colômbia levantou novamente esta opção.
Preço, baixo
O preço doméstico do café caiu ontem de volta abaixo dos US $ 700 mil por carga de 125 quilos. Ele ficou em US $ 692.000, enquanto o preço internacional caiu para US $ 0,96 por libra.
Data: 19/03/2019 13:03 Nome do Usuário: gilmar Comentário: muito bonito vendemos nosso cafe a preço banana e compramos insumos a preço de ouro mais ainda cafe nao abaixou nas prateleiras para o consumidor e toma prejuizo