Aplicativo de agrometeorologia é destaque do Iapar na ExpoLondrina
O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) apresenta pela primeira vez na ExpoLondrina o “Iapar Clima”, um aplicativo para smartphones que aponta em tempo real as condições agrometeorológicas das regiões produtoras do Paraná.
Previsão do tempo, chuva acumulada, situação da água no solo, temperatura e mapas climáticos são algumas funcionalidades do Iapar Clima, que faz a compilação de dados obtidos por 22 estações meteorológicas do Instituto e outras 38 do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
De acordo com Pablo Ricardo Nitsche, pesquisador do Iapar que trabalhou no desenvolvimento do aplicativo, o objetivo é oferecer aos técnicos e produtores uma ferramenta para decidir sobre o melhor momento de planejar operações agrícolas como semeadura, aplicação de agrotóxicos e colheita. “É especialmente útil para acompanhar as condições hídricas do solo”, disse.
O aplicativo foi desenvolvido em parceria com o Simepar e está disponível para aparelhos Android e pode ser baixado gratuitamente no Google Play. A versão para IOS ficará pronta nos próximos meses. Também está prevista a adição de novas funcionalidades, como aviso de geadas para a cafeicultura e horas de frio e alerta fitossanitário para pomares de maçã.
ATLAS CLIMÁTICO
Os pesquisadores também estarão à disposição dos visitantes da ExpoLondrina para apresentar a versão atualizada do Atlas Climático do Estado do Paraná, lançada no início deste ano.
Em 188 mapas, a obra apresenta as normas de precipitação, temperatura e umidade relativa do ar, evapotranspiração potencial, radiação solar global e insolação obtidas em estações meteorológicas do Iapar e do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Os meteorologistas denominam “normais” os dados médios coletados por um período mínimo de 30 anos.
Variáveis climáticas influenciam decisões em todos os elos das cadeias produtivas e, por isso, é importante que os profissionais busquem acompanhá-las, afirma Nitsche. “Elas interferem inclusive na formação de preços, e podem determinar o sucesso ou o fracasso em uma safra”.
Juntamente com Nitsche, são autores do Atlas Climático do Estado do Paraná os pesquisadores Paulo Henrique Caramori e Wilian da Silva Ricce. A obra, disponível em formato digital, pode ser baixada no endereço www.iapar.br.