Produtores de MG e Brasília vencem 28º prêmio da illycaffè
Dois produtores de Minas Gerais e um Brasília (DF) são os principais vencedores do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, promovido anualmente desde 1991 no Brasil pela torrefadora italiana. São eles Elmiro Alves do Nascimento, de Presidente Olegário (Cerrado mineiro), José Pedro Marques de Araujo, de Manhuaçu (Matas de Minas) e Carlos Alberto Leite Coutinho.
Pela primeira vez um representante da região Centro-Oeste alcançou os três primeiros lugares, postos que os cafeicultores de Minas estão acostumados a ocupar, segundo comunicado da empresa. Os três campeões receberam cheques no valor de R$ 10 mil cada um, nesta quinta-feira, 4 de abril, em São Paulo, durante jantar com a presença do presidente da illycaffè, Andrea Illy.
No mês de outubro, eles viajarão a Nova York, nos EUA, para participar do 4º Prêmio Ernesto Illy Internacional, ocasião em que será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados). A premiação internacional reunirá 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè, celebrando os melhores cafés do mundo.
Também foi revelado que os produtores Luis Manuel Martins da Silva (Chapada de Minas), Maria Lucia Andrade Taramelli (São Paulo) e Rovilson dos Santos Andrade (Sul de Minas) ficaram em 4ª, 5º e 6º lugar, respectivamente. A torrefadora italiana reconheceu, ainda, os vencedores nas categorias
Também foi revelado que os produtores Luis Manuel Martins da Silva (Chapada de Minas), Maria Lucia Andrade Taramelli (São Paulo) e Rovilson dos Santos Andrade (Sul de Minas) ficaram em 4ª, 5º e 6º lugar, respectivamente. A torrefadora italiana reconheceu, ainda, os vencedores nas categorias Regional, Fornecedor Sustentável do Ano e Classificador do Ano. Foram entregues, ao todo, cerca de R$ 120 mil em prêmios.