Lançamento: Café gourmet por 200 euros (R$ 880,00) por garrafa
O café especial veio para ficar. Um nome talvez um pouco exagerado para falar sobre algo tão simples como café de qualidade e bem feito, algo que na Espanha não é tão comum quanto pensamos.
E enquanto alguns celebram a sua chegada, outros já falam de bolhas e jogam as mãos na cabeça por esses espressos de quase dois euros ou o latte - que é como um café com leite mais fino - por três euros.
Mas a verdade é que estamos apenas começando aqui, porque em alguns lugares já se trabalha diretamente com a idéia de café gourmet de luxo, com edições limitadas, filosofia semelhante ao vinho e preços astronômicos.
É assim que é apresentada a bebida gelada - café infundido a frio - que, com um preço de 200 euros ( R$ 880,00 ) por garrafa, num dos lançamentos mais exclusivos do mundo. A ideia é da Companhia de Bebidas Elementais, que escolheu os melhores grãos de café do planeta, com um índice de qualidade tão alto que apenas 0,10% colhidos se enquadram nessa categoria.
É uma produção muito limitada, explicam seus criadores, a partir do café da variedade Geisha, cultivada no Panamá.
Cada uma destas garrafas exclusivas é apresentada fechada com cortiça e, de fato, a ideia é abri-la apenas numa ocasião especial e servir em copos de cristal. Tal como aquele vinho que mantemos por um bom tempo guardado até que se tenha algo para celebrar.
Estamos, sem dúvida, diante de um setor em ascensão que também busca seus segmentos de luxo. Mas é impressionante que, no momento em que o vinho quer se livrar dessa feição de sofisticado e complexo, o café parece querer entrar exatamente nesse.