Estudo descobre que café e legumes reduzem o risco de câncer de mama
É uma boa notícia para os viciados em cafeína que se encontram com vontade de tomar um café em todos os momentos. Beber café pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama, de acordo com uma pesquisa recente.
Um estudo realizado por pesquisadores na Espanha descobriu que dietas ricas em ácidos fenólicos - encontradas no café - podem proteger contra o risco de câncer de mama pós-menopausa.
Ácidos fenólicos também são encontrados em uma série de alimentos à base de plantas, incluindo frutas cítricas, aveia, arroz, mirtilos, grãos integrais e vinho tinto.
11.028 mulheres foram solicitadas a registrar quantas vezes consumiram alimentos específicos que continham ácido fenólico - e os pesquisadores compararam-no a um enorme banco de dados que listou o quão alto era o ácido em cada alimento.
A pesquisa levou 12 anos para ser concluída, com 101 casos de câncer de mama, das 11.028 mulheres pesquisadas. Aqueles que tiveram uma alta ingestão de café, frutas e legumes tiveram um risco reduzido de 65% de câncer de mama.
Susannah Brown, chefe em exercício da interpretação da pesquisa no Fundo Mundial para Pesquisa do Câncer, considerou as descobertas "interessantes", acrescentando que "confirma ainda mais a importância de consumir uma dieta rica em frutas e vegetais para a prevenção do câncer".
Os pesquisadores concluíram que: "Uma maior ingestão de ácidos hidroxicinâmicos, especialmente a partir de ácidos clorogênicos - presentes no café, frutas e vegetais - foi associada à diminuição do risco de câncer de mama pós-menopausa."