Curso busca abrir possibilidade de formação de avaliador Q
Um avaliador Q (de qualidade) é um profissional de degustação e classificação de cafés que recebe uma certificação mundial ligada ao Instituto de Qualidade do Café (Coffee Quality Institute CQI). Este órgão, cuja sede está nos Estados Unidos, trabalha em prol de uma melhor qualidade cafeeira mundial por meio de treinamentos e exames práticos que permitem o desenvolvimento de competências para a análise sensorial, além da habilidade em avaliar os defeitos da bebida.
O treinamento e os exames foram desenvolvidos com base na metodologia da SCAA (Specialty Coffee American Association), atualmente SCA (Specialty Coffee Association). O curso tem a duração de seis dias e está baseado em exercícios teóricos e práticos. Ao final, os alunos realizam uma série de exames necessários para a obtenção da licença “Q-Grader ou R-Grader”.
O foco de atuação do Q/R-Grader é o comércio de cafés com qualidade certificada e o profissional com a certificação torna-se apto a avaliar a diferença de cafés de várias origens, entre os quais: Etiópia, Quênia, Indonésia, Colômbia, Guatemala, Brasil, etc.
A formação de um Avaliador Q envolve o conhecimento de todas as etapas de produção do café. O curso é composto por 19 ações sobre assuntos relacionados com o café, como a classificação, a identificação de torra, as habilidades sensoriais e a triangulação sensorial.
Os seguintes itens são abordados nos exames: conhecimentos gerais do café, testes de habilidade sensorial, teste olfativo, teste de triangulação, teste de ácidos orgânicos, identificação de amostras de torras, café verde, teste de torra e testes de xícaras.
Para se inscrever no curso, basta encaminhar um e-mail para joaovitor@bsca.com.br e para marina@bsca.com.br, informando o interesse de se inscrever no curso Q-Grader, R-Grader, ou Q-Processing.
O seu e-mail será colocado na lista de interessados do curso solicitado, e, logo que as inscrições estiverem abertas, você será avisado sobre a data, local e custo.