Se você gosta de café, mas não tem certeza se é bom para você, beba - a pesquisa sugere que existem várias maneiras de o café estimular a saúde além do burburinho que nos mantém energizados o suficiente para aguentar o dia.
"Há muitos benefícios para o café, surpreendentemente", disse Sabina Valentine, nutricionista da Universidade de Alberta. "Nós tendemos a pensar que as coisas que consumimos além de nossa dieta regular não são saudáveis, mas com moderação, o café é bom para a maioria das pessoas."
Não está exatamente claro para os pesquisadores quão extensos são os benefícios para a saúde do café, já que ele tem apenas pequenas quantidades de micronutrientes, mas o café da planta contém uma mistura de compostos bioativos que oferecem propriedades saudáveis como antioxidantes, disse Valentine.
Seu composto mais conhecido, a cafeína, libera adrenalina e dopamina no cérebro, "e é por isso que temos efeitos estimulantes e recompensadores quando a bebemos", disse Martin Davies, instrutor de farmacologia da U of A. Um limite diário de três a quatro xícaras é benéfico para a maioria das pessoas, ele aconselhou.
Benefícios para a saúde
Várias pesquisas percolaram várias maneiras pelas quais o café pode ser bom para nós. Está associado a menor risco de câncer, graças ao seu conteúdo antioxidante, e tem sido associado ao menor risco de desenvolver diabetes tipo 2. Aqueles com doença cardíaca também podem ver algum pequeno benefício, disse Valentine, observando que um estudo mostrou que beber três xícaras por dia reduz o risco de morrer de doença cardiovascular em 19%, de doença coronariana em 16% e de um derrame em 30%. .
Acredita-se até que seja bom para a saúde do fígado, e há algumas evidências de que ele pode proteger contra o desenvolvimento de doenças de Alzheimer e Parkinson, além de aumentar a memória, disse Davies. "Ele estimula partes do cérebro que sabemos estarem associadas à memória e moléculas que sabemos serem importantes para a memória. O efeito não é grande, mas é mensurável".
Não para todos
Mas há algumas pessoas que devem evitar beber muito café, incluindo mulheres grávidas, que devem se limitar a duas ou três xícaras por dia, segundo Valentine. Ela disse que a pesquisa mostrou que a alta ingestão de cafeína está ligada a um risco de baixo peso ao nascer ou mesmo aborto espontâneo. "Os fetos não podem metabolizar a cafeína da mesma forma que os adultos podem", observou ela.
Aqueles com pressão arterial alta não controlada também devem estar conscientes de sua ingestão. Por causa de seus efeitos estimulantes, a cafeína pode aumentar o risco de um ataque cardíaco ou outros eventos cardiovasculares, disse Valentine.
Pessoas com histórico familiar de osteoporose - afinamento dos ossos - e aquelas com refluxo ácido também devem limitar sua cafeína. Porque ele aumenta o metabolismo, alguns podem acreditar que pode ajudar na perda de peso, mas os resultados do estudo foram mistos, disse Davies.
"Embora estimule o metabolismo, não é suficiente perder peso, e o corpo se torna mais tolerante a esses efeitos de qualquer maneira", explicou ele.
A cafeína, também encontrada em bebidas energéticas comercializadas para jovens, é uma substância viciante, com sua própria menção no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, que os profissionais de listagem usam para identificar problemas de saúde psiquiátrica, observou Davies.
"Ele atende aos critérios para causar transtorno do uso de substâncias. Pode estimular os caminhos de recompensa do cérebro, como fazem outras drogas que causam dependência, embora em menor grau." Nem é tão potente quanto a nicotina, outra substância viciante, acrescentou ele.
Quando muito é realmente demais
Os sintomas de cafeína em excesso incluem ansiedade, dores de cabeça, dores de estômago, diarreia, micção frequente (um sinal de desidratação), um coração acelerado ou sono insuficiente. "Se você está experimentando esses sintomas, é hora de cortar", aconselhou Davies.
A retirada traz seus próprios sintomas, no entanto. "Dores de cabeça são comuns nos fins de semana, porque as pessoas não estão tomando café logo de manhã", acrescentou. Corte de volta gradualmente, digamos de três a duas xícaras por dia, Valentine sugeriu. "Fazê-lo gradualmente contra o peru frio vai minimizar alguns desses sintomas", disse ela.
Como aproveitar ao máximo essa xícara de bebida
Acredita-se que os torrados escuros tenham mais antioxidantes do que as misturas médias ou leves, porque a torrefação estimula os antioxidantes, disse Sabina Valentine, nutricionista da U of A.
• Use bebida fria, como o método francês, para uma xícara de café ligeiramente menos ácida.
• Use um filtro de papel ou arame para fazer café. O café não filtrado contém diterpenos - óleos liberados das terras que podem afetar negativamente o colesterol no sangue.
• Mantenha a contagem de calorias em baixo, substituindo canela ou cacau em pó por xaropes com sabor açucarado e use leite com baixo teor de gordura em vez de creme.