Empresa da Austrália só contrata quem passar o “teste do café”
Diretor da Xero Austrália defende que o testes revela mais sobre a atitude do candidatos do que qualquer pergunta que seja feita durante a entrevista.
O candidato pode ter um percurso profissional espetacular e um currículo de fazer inveja, mas se há um fator crucial em todas as entrevistas de emprego nesta empresa de software de contabilidade, a Xero Austrália. É conhecido por teste do copo de café.
Trent Innes, diretor da empresa, revelou no podcast de negócios The Venture, que não contrata ninguém que falhe neste teste, uma vez que mostra mais sobre a atitude do candidatos do que qualquer outra pergunta que seja feita durante a entrevista.
“Faço sempre uma caminhada até uma das nossas cozinhas e o entrevistado acaba sempre por vir de lá com uma bebida”, começa por contar o responsável da Xero Australia. “Depois regressamos à entrevista e uma das coisas que procuro no final da entrevista é perceber se a pessoa quer levar o copo vazio de volta para a cozinha”.
O diretor da empresa australiana afirma que tudo se resume à atitude. “A atitude que tentamos encontrar está no conceito de levar de volta o próprio copo de café”, diz. A Xero Australia iniciou atividade em 2006 e conta com mais de 1,8 milhões de subscritores em todo o mundo.