Campanha pelas latas de café da Dunkin é um escárnio da Apple
Ao longo dos anos, o Vale do Silício e outros centros de inovação em todo o mundo apresentaram mais de uma campanha ou produto que mudou o mundo. Em 2007, a Apple realmente deu uma grande reviravolta à indústria de smartphones com seu primeiro iPhone. Na década de 1980, o NES da Nintendo foi responsável por reviver a indústria do videogame moribundo. E até hoje, marcas como Oculus, OpenAI e Tesla estão determinadas a transformar seus mercados.
Dunkin ', com sua nova campanha, decidiu parodiar as apresentações desses dispositivos inovadores. A marca lançou um vídeo no YouTube promovendo seu "Charger for Humans". É uma nova bebida preparada com café, chamada Shot in the Dark. A lata, que se assemelha a uma bateria, é uma promoção especial gratuita para o público dos Estados Unidos. Um canudo e um manual de instruções estão incluídos no pacote. Veja no link abaixo
A marca de alimentos não é a única que copiou o estilo de outras indústrias para sua publicidade. A Taco Bell lançou recentemente uma campanha, parte de um esforço maior, que zombou dos trailers produzidos por Hollywood. Ashley Madison, o site de encontros para infiéis, também parodiou o popular comercial da Nike, Dream Crazy. E a Hulu, em aliança com a Procter & Gamble, fez referência a um anúncio da Old Spice para promover seu serviço.
Deve-se notar que a promoção da Dunkin 'só estará disponível em 21 de junho, o "dia mais longo do ano". Nesse sentido, você pode ver como a campanha faz parte de uma estratégia mais abrangente. Não se trata apenas de apresentar um novo produto ao mercado e ao público. O objetivo explícito é gerar ruído entre o público para atrair mais pessoas para a promoção. E se a paródia é de alguma utilidade, é para atrair a atenção.
Um ponto negativo da campanha seria sua duração. O vídeo é atraente e a ideia é interessante. O suficiente para gerar uma verdadeira intenção de compra entre o público. Talvez Dunkin esteja perdendo uma boa idéia criativa se limitar seu carregador humano a uma promoção por tempo limitado. Claro, isso não significa que você não pode reviver o produto no futuro. Talvez desta vez em poucos meses eu estaria disposto a liberá-lo para o público em geral.
Ao mesmo tempo, é possível que a Dunkin 'esteja apostando no espírito de exclusividade de sua campanha. No final, ainda existem empresas que acreditam ser viável investir no mercado de colecionadores para suas ambições publicitárias. Se esta é realmente a ideia da marca, talvez a sua implementação carecesse de explorar ainda mais o fato de ser edição limitada. Assim, poderia gerar ainda mais expectativa e desejo entre o público.
Mas o mais marcante da campanha é como a apresentação e os gráficos se referem claramente ao estilo da grande tecnologia para mostrar seus produtos. Em todo o local, a bebida é apresentada como um produto de alta tecnologia para dar energia aos seres humanos. Da mesma forma, há muita ênfase graficamente no design agradável da lata e da palha. Música e cores também se referem a comerciais do setor de tecnologia.