Novos estudos apontam relação do café com combate a gorduras
Boas notícias para aqueles que gostam de café. A bebida auxilia no emagrecimento. Essa bebida pode, com propriedade, poder contribuir na redução de peso, como explica uma recente pesquisa global, que destaca o potencial da bebida em bloquear gorduras prejudiciais ao ser humano.
Destaca-se que há o bloqueio da gordura moderada. O que é ela? Nos mamíferos, são encontrados dois tipos de adiposidades de gordura, a branca, que funciona como reserva energética e a moderada (também chamada de marrom), que serve essencialmente para gerar calor.
Até há pouco, se pensava que nos seres humanos a gordura moderada somente aparecia na infância. Em outros mamíferos se conhecia sua presença e função, como um tecido que se produz no período de hibernação. Porém, muitos adultos também têm esse tipo de gordura e funcionam para queimar grande quantidade de energia para produzir calor, o que se consome muito rapidamente.
De fato, as pessoas com um índice de gordura corporal baixo têm uma tendência de ter gordura marrom alto em relação ao da gordura branca, de acordo com levantamentos sobre sobrepeso e massa corporal.
O café age para provocar que parte das reservas se transforme em gordura marrom e, portanto, se consuma para produzir calor, em vez de acumular como gordura branca. Dessa maneira, ajuda a estimular e provocar um menor consumo de calorias.
Os pesquisadores realizaram um levantamento em duas etapas. A primeira para determinar, em cultivos celulares, qual dose correta de cafeína cumpria sua função. Na segunda fase foram analisados os calores gerados depois do consumo. Porém, em geral, os levantamentos indicaram que, na maior parte dos casos, essa gordura se acumulou na barriga.
Diante disso, a pesquisa não pode identificar uma relação clara, já que, muitas vezes, o café se consome consorciado com o café ou outros produtos, não podendo, assim, estabelecer uma relação concreta com a obesidade.