Puebla, no México, vai sediar encontro de mulheres cafeicultoras
Além de todos os desafios que qualquer produtor possui nas lavouras, como doenças e pragas nas plantações, mudanças climáticas e conflitos políticos, as mulheres também precisam lidar muitas vezes com a desigualdade de gênero, o que resulta em exclusão de oportunidades de treinamento, educação e financiamento. Esse exemplo pode se aplicar a toda a agroindústria do café.
Pensando nisso, a International Women’s Coffee Alliance (IWCA), Aliança das Mulheres do Café, em português, surgiu em 2003 para conectar e empoderar mulheres no mundo. Com 14 anos, o grupo já conta com 21 países integrantes e realiza a 5ª Convenção internacional, na cidade de Puebla, no México.
Com objetivo de fortalecer a presença da mulher em todos os setores do café, o evento, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de agosto, durante a Cumbre Latinoamericana del Café, no Centro Expositor, contará com workshops e palestras com temas como: “O poder das mulheres no comércio”, “O projeto de igualdade de gênero”, “Criando um balanço entre os gêneros”, dentre outros. Também workshops práticos farão a introdução ao cupping e a torra do café, ensinarão sobre a importância das mídias sociais e o tema de finanças nos negócios.
A fundadora da IWCA Brasil, Josiane Cotrim, representará o país no painel da igualdade de gênero mostrando projetos que são exemplo desta temática. Também a brasileira Raquel Santos Menezes, da Universidade de Viçosa (UFV), falará de projetos de pesquisas no painel “Quantificando as Mulheres no Café – Quem, Onde e o Que”.
Ainda na programação, a convenção realizará o All Stars Baristas. Resultado de uma parceria entre a IWCA e o World Coffee Events (WCE), a iniciativa visa melhorar as habilidades e compartilhar conhecimento entre as profissionais participantes, que serão treinadas por campeãs mundiais. O desafio é avaliar o preparo de bebidas como espresso e latte art.
Na edição de 2015, o Brasil teve como representante a barista Julia Fortini, da Academia do Café (Belo Horizonte-MG). Neste ano, quem representará o país no México é a barista Graciele Rodrigues, do Black Coffee (Curitiba-PR). Vice-campeã mundial de latte art em 2012, Graciele é a atual campeã da categoria nos Campeonato Brasileiro de Latte Art.