Safra "surpresa" da Agnocafé passou agora a ser chamada safra "super surpresa"
Por José Roberto Marques da Costa O mercado de café está sendo bombardeado por fake news, notícias somente negativas para o produtor de café. Esse movimento é influenciado por interesses puramente econômicos, que incluem empresas exportadoras, algumas cooperativas e corretores de café.
As fakes news começaram a circular antes da colheita deste ano, destacando que a safra do Brasil em 2020 vai ultrapassar a 70 milhões de sacas. Essa informação está sendo bombardeada na mídia desde de março, deixando de levar em conta o clima, um fundamento essencial para safra de café.
O mais incrível é que ainda existem vários setores do mercado que continuam a mencionar a tal safra de 70 milhões de sacas para o próximo ano. Essa fake news interessa a empresas exportadora, cooperativas ou corretores, uma vez que induz o produtor a fazer vendas futuras. Também as multinacionais de produtos agrícolas se mostram interessadas em reverberar informações como essa já que pressionam o mercado para baratear cotações. Interesse puramente econômico.
O circo armado pelos vendidos do mercado da safra de 70 milhões de sacas no próximo ano está sendo desmontando pelo fundamento clima, que foi o fator mais importe trabalhado pelo mercado no começo deste mês. Além da forte massa polar que afetou algumas regiões de café, antes se verificou a presença de chuvas, que induziram uma florada precoce que deve ser abortada devido à estiagem das regiões de café nos próximos meses, segundo informações de vários institutos meteorológicos.
Mas todos os que informam essas notícias negativas esquecem de mencionar a safra deste ano, que Agnocafé chama de "surpresa" e a partir desta semana será safra "super surpresa ". Na safra "surpresa" o site acreditava que a produção de 2019/2020 poderia chegar a 48 milhões de sacas. Pelas últimas informações, ante a realidade da colheita em várias regiões, essa produção foi superdimensionada. A safra "super supresa" deve ficar entre 42 a 45 milhões.
A grande pergunta é: com o pequeno estoque remanescente e essa safra "super surpresa", o Brasil vai ter condições de honrar os compromissos com a exportações e mais o consumo interno até a entrada da próxima safra? Nos próximos meses a verdadeira realidade vai aparecer, com certeza.
Data: 25/07/2019 16:34 Nome do Usuário: Saymon barros Comentário: Nos produtores estamos vendo essas. Boas realidades do campo e a midia
Data: 25/07/2019 16:28 Nome do Usuário: Hiroyoshi Ida Comentário: Na minha propriedade a safra de café deste ano vai quebrar 70%.
Data: 25/07/2019 15:37 Nome do Usuário: Roberto Rocchini Comentário: Nem Chapolin Colorado!
Data: 25/07/2019 15:36 Nome do Usuário: Roberto Rocchini Comentário: E agora CUchupé,quem poderá lhes defender, sua máscara está caindo
Data: 25/07/2019 13:30 Nome do Usuário: Valeska Vilela Comentário: Parabéns pelo artigo claro e certo. Concordo plenamente.
Data: 25/07/2019 12:36 Nome do Usuário: ivancarlosdutra Comentário: parabens agnocafe pela brilhante reportagem e pela nota explicativa na hora exata o produtor nao aguenta mais ser explorados por estes orgaos mencionados por vcs