Beber café antes de dormir não afeta a qualidade do sono, diz estudo
Pesquisadores norte-americanos da Florida Atlantic University e da Harvard Medical School monitoraram 785 pessoas em um total de 5.164 dias e noites, registrando a quantidade de cafeína, álcool e nicotina consumida.
A equipe então comparou seu consumo com os resultados dos diários de sono e dos sensores de pulso, que registraram a duração do sono dos participantes, a eficiência do sono e a rapidez com que as pessoas acordavam depois de se afastarem.
O estudo descobriu que, embora a nicotina e o álcool interrompam o sono - com um cigarro antes do leito que leva 42 minutos de sono total para insones (uma pessoa que é incapaz de dormir regularmente) - a cafeína parece não ter efeito.
Escrevendo na revista Sleep, a Dra. Christine Spadola, da Florida Atlantic University, disse que até agora relativamente poucos estudos investigaram exaustivamente a associação entre o uso noturno de substâncias e os parâmetros do sono.
"Este estudo representa um dos maiores exames longitudinais das associações de uso noturno de álcool, cafeína e nicotina com resultados de sono medidos objetivamente", disse Spadola.
"Uma noite com uso de nicotina e / ou álcool até quatro horas antes de dormir demonstrou uma continuidade pior do que uma noite sem dormir. "Nós não observamos uma associação entre a ingestão de cafeína dentro de quatro horas de cama com qualquer um dos parâmetros do sono".
Os cientistas acrescentaram que as descobertas foram "uma surpresa" para a equipe, mas que estavam de acordo com evidências anteriores sobre o efeito da cafeína no sono. A nicotina foi a substância mais fortemente associada à interrupção do sono entre os participantes com insônia.
Em média, os dados mostraram que o uso noturno de nicotina foi associado com uma redução média de 42,47 minutos na duração do sono.
Falando anteriormente ao The Independent, o especialista em sono Neil Stanley apoiou as descobertas do estudo, afirmando que a idéia de tomar café antes de dormir o manterá acordado à noite é um mito.
"Algumas pessoas são muito sensíveis aos efeitos da cafeína e para essas pessoas é importante evitar beber bebidas com cafeína muito perto da hora de dormir - mas não há nenhuma regra de ouro sobre isso, apenas ouça seu corpo", disse Stanley.
“Para algumas pessoas, os efeitos causados pela cafeína são muito menores e podem não ter nenhum efeito. “Se você tem bebido duas xícaras pretas fortes de café todas as noites nos últimos 40 anos e acaba de desenvolver um problema para dormir, então quase certamente não é o café.”