Um clássico siciliano que irá deliciar os entusiastas do café gelado e que pode preparar qualquer criatura que saiba fazer café e tenha um freezer: não tem mais mistério.
Dizem que nos verões quentes da Sicília há moradores que trocam o café da manhã por uma bolacha de café como esta. Mas como também sabemos muito sobre os verões quentes, nos apropriamos desta granita para o café que se éramos nativos de Messina, onde eles servem com um doce tufo de chantilly. E nós respeitamos tradições. Aqueles que nos servem, especialmente.
Para saudar a mistura, podemos usar desde o método mais simples e original de congelar e mexer ocasionalmente com garfo ou liquidificador para introduzir a mistura em uma máquina de sorvete, se tivermos sorte de ter alguma, então teremos algo mais próximo a sorvete do que a lama. Sim, também é possível congelar a mistura de café em cubos de gelo e depois esmagá-la em um poderoso robô de cozinha. A seu livre arbítrio, o fundamental é servi-lo com um rico pegotón de creme montado num dia quente de verão. E entre a erupção do Etna, vamos importar um pepino siciliano.
Nada mais do que encontrar um bom café torrado natural e ter paciência para congelar a mistura.
Ingredientes
Para 4 pessoas 300 ml de água 150 g de açúcar 1 colher de sopa de extrato de baunilha ou as sementes de 1 vagem natural 300 ml de café bem carregado 250 ml de creme líquido (mínimo de 35% de teor de gordura) Um pouco de cacau em pó para enfeitar (opcional)
Preparação 1 - Prepare uma calda, colocando o açúcar em uma panela com a água. Deixe ferver, cozinhe por 2 minutos e deixe esfriar.
2 - Enquanto isso, preparar o café carregado ao nosso gosto, com o método que costumamos usar, embora para prepará-lo concentrado, é melhor usar um café expresso ou máquina de café italiana (aqui como preparar o café perfeito com a máquina de café italiana).
3 - Misture o café com o xarope preparado e extrato de baunilha ou sementes de baunilha.
4 - Deixe esfriar completamente e coloque no freezer, em um recipiente hermético, se vamos congelar a mistura pelo método tradicional. Retire após 2 horas e risque com um garfo ou passe uma batedeira. Volte ao congelador.
5 - Repita a operação após mais 1 hora e assim por diante quantas vezes forem necessárias até obtermos a lama.
6 - Se tivermos uma máquina de sorvetes, passe a mistura líquida fria diretamente pela máquina até que o sorbet / slush seja formado. Se não, congelar a mistura em baldes e esmagá-lo uma vez congelado em um misturador poderoso ou robô.
7 - Na hora de servir a lama, monte a nata muito fria com as varas sem se firmar.
8 - Dose a lama em copos ou xícaras, cubra com chantilly e polvilhe com um pouco de cacau. Sirva imediatamente.