Potencial do café para amenizar a sensação de sonolência
Sente calor, seus olhos querem fechar-se e sua percepção de risco o abandonou há quilômetros, assim como sua capacidade de reação rápida? Então, por que seguir dirigindo? E, diante disso, como o café pode ajudá-lo?
Muitos estudos vêm sendo realizados para buscar a maneira mais eficaz para evitar a sonolência do condutor. Algumas pesquisas de laboratório indicam que com quantidades relativamente baixas de cafeína — de 100 a 200 miligramas — se consegue que o motorista se torne mais desperto.
Em outras pesquisas, se compararam vários fatores para ver qual era a diferença, levando-se em conta os níveis de cafeína. Foram levadas em conta questões como a duração, níveis de cafeína e diferentes horas do dia, assim como, diferentes períodos de privação do sono.
Tanto com a cafeína como com um breve período de sono se conseguiu uma diminuição de acidentes de maior ou menor gravidade e um forte efeito de supressão da sonolência e seus sintomas. A combinação mais eficaz foi a de se fazer uma pausa de 30 minutos, tomar uma ou duas xícaras de café, que proporcionam cerca de 150 miligramas de cafeína, e ter um sono de apenas 15 minutos.
Dirigir com sono não é ilegal, porém, provavelmente, é mais perigoso que dirigir sob efeito de álcool. Sendo assim, um pequeno repouso e algumas xícaras de café poderão permitir que a viagem seja retomada com muito mais segurança e muito maior atenção por parte do motorista.