Cientistas descobrem novas espécies de fungos que controlam a praga do café
Cientistas da Universidade Nacional Toribio Rodríguez de Mendoza do Amazonas (UNTRM) conseguiram identificar um novo fungo com propriedades biológicas adequadas para controlar a praga do café, dentro de um projeto de pesquisa financiado pelo Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA) do Ministério da Agricultura e Irrigação.
É o fungo entomopatogênico Beauveria peruviensis que, por sua especificidade e segurança, é uma arma importante, pois ser um controlador biológico permite evitar o uso de inseticidas e produtos químicos no cultivo do café e ajuda a preservar o meio ambiente. Esta variedade de fungos estava localizada no distrito de Huambo, província de Rodríguez de Mendoza, região do Amazonas.
"É uma nova espécie para o mundo científico e uma contribuição fundamental do setor através do INIA, que está dando um forte impulso à pesquisa e desenvolvimento de tecnologia para produção agrícola, promovendo também a incorporação de jovens pesquisadores", disse Jorge Maicelo, chefe do INIA.
Essa descoberta marca um marco internacional e contribuirá de maneira eficiente para solucionar um problema fitossanitário que afetou o café orgânico, um de nossos principais produtos que agroexporta, informou a INIA à INFOREGION.
A execução do projeto foi financiada pelo INIA por meio do Programa Nacional de Inovação Agrária (PNIA) e desenvolvida por uma equipe de cientistas da UNTRM.