Com volume de exportação de 1,8 milhões de toneladas ( 30 milhões de sacas0 e volume de negócios de exportação de US $ 3,35 bilhões, o café foi o maior item de exportação agrícola em 2016.
No entanto, especialistas apontaram que o setor de café do Vietnã está enfrentando grandes desafios que tornam o desenvolvimento insustentável. Há 645.380 hectares de área de cultivo de café, que é 7,57% maior do que a área planejada para 2020. Só nas Terras Altas Centrais existem 581.000 hectares. Enquanto a área de cultivo de café vem aumentando rapidamente, a qualidade permanece questionável.
O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MARD) disse que é necessário encontrar soluções para manter a área de cultivo de café estável em 600 mil hectares. O que o Vietnã precisa fazer agora não é expandir a área de cultivo, mas melhorar a qualidade.
A área de antigas plantas de café que trazem baixa produtividade atingiu 140.000-160.000 hectares, representando 21.7-24.8 por cento. Enquanto Robusta representa 92,9 por cento da área de cultivo de café, Arábica só representa vários por cento. A área para cultivar novas variedades de café representa apenas 20%, enquanto as outras 80% são para variedades antigas com baixo rendimento e baixa qualidade.
Hoang Thanh Tiem, subdiretor do Centro Nacional de Promoção da Expansão Agrícola (CAEE), disse que é necessário implementar planos de cultivo intensivo, re-cultivo e mudança para novas variedades seletivas.
Ele também pediu para parar de usar o fertilizante de forma irracional, abusando de produtos químicos de proteção de plantas e colhendo grãos de café maduros e não maduros ao mesmo tempo. Os problemas levam a baixa qualidade do café, enfraquecendo assim a competitividade dos produtos vietnamitas no mercado mundial.
De acordo com a MARD, o seto de café do Vietnã se esforçará para aplicar o processo de produção sustentável em 80% da área cultivada, para obter rendimento de 2,7 toneladas por hectare ( 45 sacas ), produção de 1,6 milhão de toneladas por ano e volume de exportação de US $ 3,8-4,2 bilhões por ano.
A produção de café no Vietnã é em pequena escala, com a produção doméstica de café representando 84,8-89,7 por cento. Uma vez que as famílias usam muitas variedades diferentes e diferentes processos de cultivo, a qualidade é instável.
Nos últimos anos, os cafeicultores vietnamitas sofreram condições climáticas desfavoráveis. A seca prolongada ea diminuição do nível das águas subterrâneas causaram seca em muitas áreas de produção de café nas Terras Altas Centrais. Mais de 116 mil hectares de café foram afetados em 2016, dos quais 6,854 hectares foram perdidos.
Tran Van Khoi da CAEE acredita que somente quando a cooperação entre cientistas, o estado, empresas e produtores pode ser reforçada problemas será resolvido.