WCR divulga guias gratuitos para produção de sementes e mudas
Embora recursos abundantes sejam direcionados para o final da xícara da jornada de café em chávena de café, muito menos atenção coordenada foi dada ao final da semente.
Esse abismo foi significativamente reduzido com o lançamento de dois novos guias da World Coffee Research, pioneira e sem fins lucrativos, que aborda o que a organização chama de “crise oculta” no setor cafeeiro: falta de sistemas adequados no mundo cafeeiro para oferecer alta qualidade, sementes saudáveis e mudas para os agricultores.
“Com cada muda de baixa qualidade plantada em seus campos, os agricultores mantêm um potencial de produção mais baixo nas próximas décadas”, disse Vern Long, CEO da WCR, em um anúncio do lançamento dos guias, acrescentando: “e isso reforça poderosamente a 'armadilha da pobreza enfrentados pelos pequenos agricultores em particular.
Melhorar as práticas de produção de viveiros tem o potencial de melhorar drasticamente a produtividade e a rentabilidade das fazendas de café em todo o mundo e garantir que os ganhos genéticos provenientes de variedades novas / melhoradas sejam capazes de alcançar os agricultores. ”
Os guias estão disponíveis nas versões em inglês e espanhol e são gratuitos para download e compartilhamento por meio de uma licença de acesso aberto, com uma descrevendo boas práticas para produção de sementes e a outra descrevendo boas práticas para gerenciamento de viveiros. Parceiro do projeto da guilda, o instituto latino-americano de pesquisa Promecafe promoverá sua distribuição.
Os guias não apenas ajudam a fornecer ferramentas aos viveiros para melhorar suas práticas de produção, a fim de fornecer mudas mais saudáveis, de maior produção e vida útil mais longa, como também se concentram na rastreabilidade, um aspecto projetado para dar aos agricultores mais confiança de que estão plantando as variedades exatas de café de sua escolha, sem polinização cruzada. A WCR está pedindo aos produtores e viveiros que usem os guias como um complemento ao inovador Catálogo de Variedades de Café Arábica do grupo.
Embora certamente sejam um benefício para os agricultores, os guias podem ser potencialmente benéficos para a indústria cafeeira como um todo, através do fortalecimento das cadeias de suprimentos, reduzindo o risco dos agricultores e minimizando perdas inesperadas de produção.
A WCR disse que sua própria pesquisa em "vários países" mostrou que a maioria dos países do mundo não é capaz de fornecer mudas de alta qualidade a todos os agricultores.
"Não há números globais disponíveis, mas estudos nacionais demonstraram que não é incomum que mais de 50% das árvores de café produzidas por viveiros - especialmente pequenas e informais - morram antes ou logo após serem transplantadas para o campo" A WCR declarou no anúncio de lançamento. "Muitas das mudas que chegam aos campos dos agricultores são fracas, com baixa produção e propensas a doenças."