Concurso define cafés e Conservatória como os melhores da temporada
Um café produzido no Hotel Fazenda Florença, que fica em Conservatória, distrito de Valença, conquistou o primeiro lugar na terceira edição do Concurso de Cafés Especiais do Rio de Janeiro, que aconteceu durante a Feira de Cafés Especiais e Produtos Agrícolas. O evento foi realizado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, no Rio.
O Hotel Fazenda Florença foi representado pelo proprietário Paulo Roberto dos Santos, responsável pelo cultivo da marca desde 2017.
O grão apresentado foi do tipo 100% arábica. O prêmio conquistado foi na categoria "natural" — também havia disputa na categoria "úmido".
O evento foi promovido pelo Sebrae e pela Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio, com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Seappa) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri).
O objetivo do concurso é incentivar também a produção de cafés especiais no estado do Rio de Janeiro, que tem cerca de 2,4 mil cafeicultores e produz mais de 300 mil sacas de café por ano.
O termo “especiais” é usado para definir cafés cultivados e colhidos em condições especiais. Os grãos são submetidos à avaliação de especialistas (metodologia de avaliação sensorial da Scaa (Specialty Coffee Association), utilizada mundialmente. As notas variam entre 80 a 100 pontos. A pontuação conquistada pelo café produzido em Valença foi 84,69.