Festival do dia do café do Vietnã começa neste fim de semana
A festa do dia do café do Vietnã ocorrerá na cidade de Pleiku, na província de Gia Lai, no planalto central de 8 a 10 de dezembro, com foco na cultura de beber café.
A festa deste ano destacará a promoção e o desenvolvimento de café especial e produtos de café orgânico, em uma tentativa de tornar Gia Lai e o Planalto Central em geral um destino popular dos amantes de café em todo o mundo.
Ele apresentará uma série de eventos, incluindo uma exposição sobre vários produtos de café das seis principais províncias produtoras de café - Gia Lai, Dak Lak, Dak Nong, Lam Dong, Kon Tum e Son La. Centenas de barracas exibirão produtos premium de café popular marcas como Vinacafe, L'amant, Nestlé e Kingcoffee.
Os delegados participantes terão a chance de fazer uma turnê pelos jardins e fábricas de café sustentáveis locais, enquanto eventos de correspondência de negócios também serão realizados entre importadores e produtores e distribuidores de café, em casa e no exterior.
Agora, Gia Lai abriga cerca de 300 hectares de café orgânico, certificado pelo USDA. Os agricultores locais também fizeram parceria com a produtora de alimentos e bebidas Nestlé para levar café seguro direto da fazenda para a mesa.
De acordo com a Associação de Café e Cacau do Vietnã (Vicofa), o Vietnã exportou 1,48 milhão de toneladas ( 24,660 milhões de sacas ) de café por US $ 2,5 bilhões nos primeiros 11 meses do ano, uma queda de 15,2% e 22,7%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado. Os preços do café atingiram uma média de mais de 1.720 dólares por tonelada, uma queda anual de 9%.
As exportações de café caíram em todos os mercados, com as maiores reduções observadas no México, África do Sul, Indonésia e Dinamarca.
O café, um dos principais geradores de moeda do Vietnã, deve levar para casa US $ 3,74 bilhões este ano. No entanto, é provável que o setor não atenda a essa meta, pois as exportações atingiram apenas US $ 3 bilhões nos primeiros 11 meses.
Com os preços em um ponto baixo, os cafeicultores vietnamitas relutam em investir pesadamente em suas próximas safras, portanto, a previsão é de que a produção caia 15% da safra 2018-2019 para 25,5 milhões de sacas.
Espera-se que o Dia do Café do Vietnã promova ainda mais as marcas de café Giai Lai e todo o Planalto Central, contribuindo para melhorar o valor dos produtos de café vietnamitas.