Festival Nacional de Café do Peru quer promover consumo interno
O programa Sierra e Selva Exportadora promoverá a campanha "Cafetea Peru", no 18º Festival Nacional de Café 2017, que se desenvolverá de 24 a 27 de agosto, na praça principal do distrito de Pichanaki, na província de Chanchamayo, em Junín, no Peru.
O congressista Federico Pariona, que lançou esse festival em entrevista coletiva realizada no Congresso do Peru, indicou que essa atividade busca promover o consumo de café na região e elevar o consumo per cápita do grão, objetivos alinhados com a campanha promovida em escala nacional pela Sierra e Selva Exportadora.
O diretor executivo da Sierra e Selva Exportadora, Alfonso Velásquez Tuesta, indicou que dentro dessa campanha serão oferecidas capacitações a pequenos produtores desse grão de dez regiões do Peru, quanto à aplicação de boas práticas agrícolas, uma adequada safra e uma excelente torra.
"Hoje o mercado mundial demanda cafés torrados, cafés torrados de origem, procedentes de microlotes, de pequenas plantações e essa característica possui o café peruano", asseverou.
Por seu lado, o prefeito de Pichanako, Zózimo Cárdenas, recordou que uma marca de café produzida em seu distrito recebeu este ano uma premiação no terceiro Concurso Internacional de Cafés Torrados, em Paris.
Nessa linha, indicou, esse e outros cafés reconhecidos e comercializados no mercado internacional serão degustados pelo público nessa atividade. Além disso, se desenvolverão palestras de controle de qualidade, provas e rodadas de negócios, assim como um concurso de torra artesanal de café.
Durante o lançamento desse festival também se contou com a participação de onze congressistas das regiões de Junín, San Martín, Pasco, Huancavelica, Ica, Amazonas e Tacna, que saudaram o trabalho desenvolvido pelo Ministério da Agricultura e Irrigação, através da Sierra e Selva Exportadora.