Além dos mitos: café traz significativos benefícios à saúde
Poucas coisas são tão reconfortantes como uma boa xícara de café. Até há pouco, essa bebida sofria com a má fama. Era acusada de transtornos do sono, elevar a pressão arterial, acelerar o ritmo cardíaco e até ser potencialmente cancerígeno. No entanto, novos estudos demonstram benefícios do café para a saúde.
Geralmente, se pensa somente nas propriedades estimulantes do café, porém, pesquisas desenvolvidas nos últimos 20 anos permitem afirmar que o consumo moderado de café permite reduzir certos tipos de câncer e diabetes do tipo 2, reduzir enfermidades cardiovasculares e respiratórias, melhora o estado de ânimo, de concentração e energia, aumenta a quantidade de bactérias intestinais boas e reduz a dor muscular pós-treinamentos.
Por outro lado, continuam seno estudados os efeitos da redução de risco a alguns tipos de câncer, em relação à deterioração cognitiva, perda de peso, entre outros, em função das propriedades antioxidantes do café e do ácido clorogênico.
Frente a essas boas notícias, pareceria que os antigos riscos de beber café se tornariam esquecidos. No entanto, não se pode deixar de levar em conta o excesso de cafeína, que não deve passar dos 400 gramas para adultos sãos. Isso equivale a cerca de quatro xícaras de café diárias.
Beber café com moderação evita riscos já conhecidos, assim como a desidratação, aumento da pressão arterial e aumento dos níveis de colesterol.
Fonte: Jornal OK Diário, com tradução de Agnocafé.