O café verde é uma versão menos conhecida do café. É uma bebida feita a partir de um grão que não foi torrado, que ainda é verde, como se supõe, daí seu nome. Por não passar pelo processo de torrefação, o café verde mantém propriedades mais benéficas do que o café torrado ao qual estamos acostumados e de cor preta.
O café é naturalmente verde, mas para comercializá-lo, como normalmente o encontramos, o grão passa por um processo de torrefação. Nesse processo, além do escurecimento, perde muitas de suas propriedades e benefícios que naturalmente permanecem nesse grão. No café verde, no entanto, eles são preservados e, por esse motivo, é uma bebida muito mais saudável.
A cor não é a única diferença que podemos ver no café verde, mas seu aroma é muito mais intenso e seu sabor é um pouco mais amargo do que o café preto. A principal razão pela qual todos os dias adiciona mais seguidores é a quantidade de benefícios que essa infusão oferece a seus consumidores.
Benefícios do café verde
Os benefícios mais notáveis do café verde estão relacionados à perda de peso. É o ácido clorogênico encontrado naturalmente no café que é responsável por ajudar na perda de peso, sendo esta a principal causa que se tornou tão popular em nossos dias.
Este ácido estimula o metabolismo lipídico, reduzindo a concentração de gordura. Além de estimular o metabolismo, o ácido clorogênico ajuda a estimular o apetite, impedindo as pessoas que consomem café verde de lanche entre as refeições ou comem menos no almoço ou no jantar.
Mas os benefícios do café verde não estão relacionados apenas à perda de peso, mas também têm propriedades anticâncer associadas, impedindo a ocorrência de mutações. Também melhora a memória e reduz a sensação de cansaço e fadiga.
Esta bebida se torna ideal para pessoas com diabetes tipo 2, pois também ajuda a reduzir efetivamente o nível de açúcar no sangue. Tendo menos de 20% de cafeína que o café preto, é recomendado para quem tem que controlar a ingestão desta substância, que é estimulante e viciante.