Feacoop 2017 supera expectativas e fatura R$ 570 milhões
A Feira de Agronegócios Coopercitrus que aconteceu de 31 de julho a 03 de agosto, na EECB, em Bebedouro, SP, reuniu mais de 10 mil produtores rurais e visitantes de São Paulo e Minas Gerais que conheceram as mais modernas tecnologias disponíveis para o campo.
A Feacoop (Feira de Agronegócios Coopercitrus) aconteceu de 31 de julho a 03 de agosto, na EECB (Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro), SP, e reuniu em seus quatro dias de evento mais de 10 mil produtores rurais e visitantes dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. A Feira, que teve este ano o tema: “Tecnologia e Sustentabilidade”, superou todas as expectativas e alcançou o faturamento de R$ 570 milhões. Segundo o diretor de marketing, José Roberto Sardelari, o sucesso da Feacoop deveu-se às vantagens comerciais oferecidas, apoio técnico integral e o acesso às tecnologias. “A Feacoop cresceu em movimento e em faturamento e deixou de ser um evento regional, tornando-se uma feira com expressão nacional do agronegócio”, comenta o diretor.
Com foco em tecnologia, a Feira apresentou aos agricultores que visitaram a Arena Tecnológica um verdadeiro show com tratores que se movimentam sem tratorista, graças a sistemas de GPS, pulverização localizada, com sistema inteligente que identifica a erva daninha, drone de pulverização, carreta de aplicação de fertilizantes à taxa variável, mapeamento com Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), entre outras. “Utilizando essas tecnologias acontece um melhoramento da produtividade com sustentabilidade, assim, os pequenos e médios agricultores continuarão com suas atividades agropecuárias”, afirma o presidente da Coopercitrus, José Vicente da Silva.
Outras tecnologias que pode ser adotada no campo que apresenta benefícios por ser produtiva, rentável e sustentável, apresentadas na Feacoop 2017, foram os sistemas de integrações ILP (Integração Lavoura Pecuária) e ILPF (Integração Lavoura Pecuária e Floresta). Em um espaço especialmente preparado, os agropecuaristas conheceram as vantagens da adoção desse sistema tanto para o gado, quanto para a produção de grãos e madeira, que podem ser uma opção a mais para uma fonte de renda possibilitada pela integração. “Precisamos acompanhar as evoluções das tecnologias, isso é muito importante para que você não fique estacionado no tempo vendo outros crescerem e você diminuir”, afirma o produtor de café de Itamogi, MG, Braz Pereira, ao acompanhar as dinâmicas.
Ter sustentabilidade é uma busca constante, usar racionalmente os recursos naturais também é um meio de crescimento, principalmente, quando se está preservando o meio ambiente, por isso, na Feacoop, a Coopercitrus divulgou sua parceria com a empresa Solbras para a produção de energia solar para atender os produtores rurais.
Convênio para o desenvolvimento de projetos sustentáveis
No dia 02 de agosto, a diretoria da Coopercitrus recebeu na Arena de Tecnologia da Feacoop, o vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, o Secretário de Agricultura Arnaldo Jardim, o CEO da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos, além de diversas outras autoridades para a assinatura do Convênio firmado com a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP). O convênio Linha Econômica Verde prevê o financiamento de projetos que visam práticas sustentáveis, como a geração de energia limpa. “O convênio é um acordo de cooperação firmado com a Desenvolve SP para oferecer linhas de financiamento para projetos sustentáveis”, explica Fernando Degobbi, diretor financeiro da Coopercitrus