Estudos mostram os benefícios do café contra o câncer de mama em mulheres
Por Alvaro Sánchez Depois de estudar mais de 10.000 mulheres, elas demonstram os benefícios do café contra o câncer de mama em mulheres na pós-menopausa
Um estudo recente descobriu que o consumo de café pode estar associado a um menor risco de desenvolver câncer de mama a longo prazo após a menopausa. A revista científica European Journal of Nutrition acaba de publicar este trabalho dirigido por Estefanía Toledo, pesquisador do CIBEROBN na Universidade de Navarra.
Os resultados deste estudo, no qual participaram pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Navarra, do grupo Miguel A. Martínez-González, confirmam algumas observações feitas em outras investigações nas quais o maior consumo de café foi associado a menor risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa.
Amostra de mais de 10.800 mulheres do projeto SUN
O estudo contou com a participação de 10.812 mulheres do projeto SUN (acompanhamento da Universidade de Navarra) que forneceram informações sobre estilo de vida, exercício físico, histórico médico e frequência de consumo de 136 alimentos, incluindo café. Além disso, eles atualizavam periodicamente seu estado de saúde, que incluía o estado pré ou pós-menopausa e histórico familiar de câncer de mama. Essas mulheres, livres da doença no início do estudo, foram avaliadas a cada dois anos por uma média de 10 anos, quando foram confirmados 101 novos casos de câncer de mama.
Andrea Romanos-Nanclares, pesquisadora do pré-doutorado que recebeu uma bolsa da Associação Espanhola Contra o Câncer (AECC) para o desenvolvimento de sua tese na Universidade de Navarra, explica que os participantes foram inicialmente divididos em dois grupos: aqueles que consumiram mais de uma xícara de café por dia e aqueles que consumiram 1 xícara ou menos. “Os resultados desta pesquisa não encontraram associação entre o consumo de café e o risco de câncer de mama em todo o mundo. No entanto, descobrimos que o consumo de mais de uma xícara de café por dia estava associado a um menor risco de desenvolver câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. ”
Os efeitos positivos, também em descafeinados
Os dados sugerem que o motivo não parece ser cafeína (de fato, o café descafeinado também tem um efeito benéfico), mas outros componentes menores, como ácidos fenólicos (polifenóis), diterpenos ou ácidos clorogênicos, entre outros. Esses componentes estão sempre presentes no café, em diferentes proporções, dependendo da variedade de café e de sua preparação, e demonstraram ter efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e antitumorais, conforme explicado pelo Dr. Sánchez-Quesada, primeiro autor do trabalho.
Os resultados deste estudo confirmam algumas observações feitas em outras investigações nas quais o maior consumo de café foi associado a um menor risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. O diretor do trabalho e membro do comitê diretor do CIBEROBN também destaca a "importância de realizar mais pesquisas nessa área, que incluem um número maior de mulheres para confirmar esses resultados". Mesmo assim, as conclusões agora publicadas apoiam propostas para incluir o café como parte de padrões alimentares saudáveis globais.