Concurso ABIC de Qualidade do Café tem recorde de inscrições
O 16º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café – Origens do Brasil – safra 2019 obteve uma quantidade recorde de cafés inscritos: 44 amostras de 13 regiões produtoras. Esse sucesso obrigou a organização a fazer uma pequena adaptação no calendário, possibilitando um prazo maior para o júri técnico analisar os cafés recebidos.
Nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2020, as amostras passarão pela avaliação do júri, com especialistas em classificação e análise sensorial, utilizando a metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café ABIC. A nota mínima exigida é 7,3 na escala PQC. Os resultados dessas avaliações representam 90% da nota final e os demais 10% são de verificação de sustentabilidade nas propriedades produtoras.
O resultado final será divulgado em 06 de fevereiro. Entre os dias 07 e 12 de fevereiro haverá o leilão online dos cafés vencedores. Podem participar do leilão qualquer pessoa jurídica, regularmente inscrita, não sendo aceitos lances de pessoas físicas. O lance mínimo será de 70% acima da cotação BMF/Bovespa do dia anterior ao início, ou seja, 06 de fevereiro. Para participar a empresa deverá preencher um cadastro no site da ABIC: www.abic.com.br.
No dia 13 de fevereiro serão divulgados os resultados do leilão e as empresas campeãs. No mês de abril, em data a ser confirmada, haverá a cerimônia de premiação.
Calendário:
04 e 05 de fevereiro – avaliação pelo júri técnico
06 de fevereiro – divulgação da classificação final do concurso
07 a 12 de fevereiro – leilão online – envio dos lances compradores
13 de fevereiro – Divulgação do resultado do leilão e das empresas campeãs