Super tempestade Ciara vai atingir o Reino Unido e Norte da Europa
O território do Reino Unido e de todos os países do Norte da Europa estão a preparar-se para a chegada de uma das maiores tempestades da temporada: a tempestade Ciara. Esta tempestade de grandes dimensões foi nomeada, na passada quarta-feira, pelo organismo britânico que supervisiona o estado do tempo, o Met Office.
A terceira tempestade da temporada 2019/20 trará, a partir de sexta-feira, ventos de velocidades impressionantes, grandes quantidades de precipitação e forte agitação marítima, equiparados em força a um furacão. Os países mais afetados por este evento serão a França, os Países Baixos, a Bélgica, a Alemanha, a Dinamarca, para além dos já referidos.
O vento soprará forte, com rajadas que podem superar os 150 km/h nalguns locais. Estima-se que a ondulação nas costas inglesas, irlandesas e francesas atinja uns incríveis 20 metros de altura. A precipitação, em forma de chuva e neve, será intensa durante todo o fim de semana. Este sistema de baixas pressões, oriundo de latitudes mais a Norte, vai afetar numa primeira fase, a ilha da Irlanda, e posteriormente todas as ilhas Britânicas, bem como todo o noroeste da Europa Continental.