Arábia Saudita intensifica guerra de preços com plano para ampliar oferta
A Arábia Saudita pretende abastecer o mercado de petróleo com 12,3 milhões de barris por dia em abril, o que marcaria uma escalada dramática em sua guerra de preços depois do desmoronamento do acordo de produção entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e a Rússia para estabilizar o mercado.
São mais de 2,5 milhões de barris diários acima do que os sauditas vinham produzindo e mais do que a capacidade máxima de produção sustentável país. Isso indica que a Arábia Saudita deve recorrer a barris em estoques, em seu plano de inundar os mercados rapidamente e enfrentar os rivais na disputa para ganhar participação de mercado.
Olivier Jakob, da Petromatrix, disse que a Arábia Saudita segue uma estratégia de “choque e pavor” para demonstrar que tem capacidade de elevar a oferta mais rapidamente do que qualquer outro produtor.
“A Arábia Saudita apostou todas as fichas na tentativa de desestabilizar o mercado de petróleo”, disse Jakob.
“Ao longo do fim de semana, sinalizaram [que iniciariam] uma guerra de preços e, agora, isso passou diretamente a uma guerra de volumes. O mercado não precisa de todo esse petróleo. Eles estão despejando o petróleo dos estoques.”