O outono é uma estação que marca uma grande redução da chuva sobre a Região Sudeste do Brasil e também e entrada de massas de ar frio amplas e fortes, que podem provocar queda da temperatura acentuada em partes ou na totalidade da Região.
De forma geral, as massas de ar frio de origem polar sempre esfriam o estado de São Paulo, o centro-sul do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais. Mas só algumas massas de ar frio especiais chegam ao Brasil conseguem causar resfriamento acentuado em Belo Horizonte, no norte de Minas Gerais, no norte fluminense e no Espírito Santo.
O mais comum é que as primeiras ondas de frio intensas cheguem ao Sudeste em maio.
As regiões do Sudeste mais sujeitas a geada no outono são o sul de São Paulo, a serra da Mantiqueira e o Sul de Minas.
O Sudeste do Brasil está saindo de um verão muito chuvoso e os episódios de chuva frequente e por vezes fortes ainda se prolongam até meados de abril. Mas depois, a tendência é de diminuição da chuva. O mês deve terminar com chuva acima da média climatológica sobre o Espírito Santo, em praticamente todas as regiões de Minas Gerais e no norte do estado de São Paulo.
Em maio, o tempo começa a secar efetivamente na Região Sudeste e é em maio que chegam as primeiras ondas de frio com força para penetrar pelo interior do Sudeste.
Junho deve terminar com temperatura um pouco abaixo da média em toda a Região Sudeste e a chuva deve ficar dentro a abaixo da média. Mas vale lembrar que a junho é um mês normalmente de pouca chuva e as médias de chuva são baixas.
Veja mais detalhes sobre o outono na Região Sudeste com o meteorologista Filipe Pungirum