AccuWeather alerta: Seca vai persistir nos próximos meses no leste do Brasil
Previsão da primavera de 2017 para a América do Sul: seca vai persistir no leste do Brasil; Tempestades frequentes para risco de inundação para o Chile, Argentina
O tempo seco será o tema para grande parte do leste e norte da América do Sul nesta primavera, o que aumentará as preocupações com a seca à medida que a estação progride. Enquanto isso, tempestades freqüentes levam a ameaça de inundações mais ao sul em partes do Chile e da Argentina.
Seca será piorar em todo o leste do Brasil
A ameaça de seca irá surgir no Brasil nos próximos meses, uma vez que as condições secas dominam o padrão climático.
"As condições mais secas do que o normal no Brasil central e oriental durante o inverno provavelmente levarão à primavera, levando ao piora das condições de seca", disse Jason Nicholls, meteorologista sénior da AccuWeather.
A maior ameaça será dos estados brasileiros fica ao norte do Paraná, que inclui as prinicpais regiões de café.
O clima seco durante a primavera terá um impacto em várias culturas cultivadas em toda a região, incluindo café, soja e milho, disse Nicholls.
Enquanto as preocupações com a seca crescem em grande parte do Brasil, outras partes do país verão chuvas mais freqüentes.
"Áreas mais ao sul no Brasil, e para o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina tiveram chuvas adequadas durante o inverno e esperamos chuvas próximas a um pouco acima da normal nesta área para a primavera como um todo", disse Nicholls.
Isso inclui os estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, bem como as capitais do Paraguai, Uruguai e Argentina.
Existe alguma preocupação de que a chuva possa tornar-se menos frequente até novembro nesta área; No entanto, é improvável que a seca comece a se estabelecer.
Padrão seco vai aumentar as preocupações com a seca da Colômbia com a Guiana Francesa
As chuvas de inverno ajudaram a aliviar as condições de seca nas áreas do norte da América do Sul; No entanto, condições secas estão prestes a retornar nos próximos meses.
"Há preocupações de que um padrão mais seco retornará a essas áreas durante a primavera, aumentando a preocupação de retornar as condições de seca mais tarde na temporada", disse Nicholls.
Isso inclui porções da Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa e do norte do Brasil.
Não só a secura levará ao risco de seca, mas também uma ameaça aumentada de incêndios florestais, especialmente em novembro, disse ele.
Rotas de chuva para causar ameaça de inundação ao Chile, Argentina
Enquanto muitas áreas da América do Sul lidam com condições mais secas do que normais durante os meses de primavera, o clima úmido será mais comum nas regiões do sul do continente.
"Tempestades frequentes são prováveis em todo o sul do Chile no sul da Argentina, em setembro até outubro, com o risco de inundações nessas áreas", disse Nicholls.
A maioria das tempestades se concentrará nas porções do sul desses países, mas alguns podem avançar para o norte, especialmente no início da temporada.
Isso poderia trazer chuva para Santiago, Chile, que não registrou nenhuma chuva mensurável na primavera passada.
As tempestades freqüentes não só trarão a ameaça de inundações no sul do Chile e na Argentina, mas também causarão temperaturas abaixo da normal ao longo dos meses de primavera.
A notícia foi traduzida pela Agnocafé às 17:30hs., veja abaixo a notícia original