Na capital das Lituânia, cafés e restaurantes podem usar espaço público
A capital lituana avança com abertura da cidade à restauração: cafés e restaurantes podem usar espaço público predeterminado por toda a cidade em nome do distanciamento social em tempo de covid-19. A Lituânia foi dos primeiros países a avançar com estado de emergência, logo no final de Fevereiro, e dos que, até agora, melhor resistiu ao surto.
“Vamos ajudar a manter Vilnius viva!” É o slogan do presidente da câmara local, Remigijus Šimašius, para os planos da reabertura possível após o período de isolamento social que conseguiu colocar o país entre os que melhor reagiram e controlaram o surto de covid-19 no mundo.
Parte do plano: a reabertura de restaurantes e cafés, com possibilidade de usar as esplanadas desde que sob regras rigorosas de segurança e distanciamento mínimo entre clientes.
Problema apresentado pelos proprietários de espaços de restauração: os espaços de esplanadas legais e concessionados são, em grande parte dos casos, pequenos espaços e, para cumprir as regras, muitos temiam só poder ter uma ou duas mesas.
Como apenas é permitido servir clientes no exterior (para já) com as mesas a dois metros umas das outras, os empresários concluíam que talvez não valesse a pena reabrir, especialmente no centro histórico — que é Património Unesco —, de corte medieval, onde as ruas são, naturalmente, estreitas e algo labirínticas como manda a tradição.